Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade

‘SOS ALÉM PARAÍBA’ PROMOVERÁ PALESTRA SOBRE ENFRENTAMENTO DAS CHUVAS DE VERÃO





Uma comissão de moradores do Sítio Branco (representados por Vera Lúcia Garcia) e a comissão de moradores da Vila Laroca (representados por Marília Rosestolato)  uniram-se no movimento “SOS Além Paraíba” e irão promover, nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal, em São José, uma palestra que visa ao esclarecimento da população sobre o enfrentamento para as próximas chuvas de verão: "Mudando hábitos e reduzindo riscos de movimentos de massa e inundações ". O palestrante será o Secretário da Defesa Civil de Cantagalo (RJ), Gustavo Bard. Ele já havia proferido palestra a respeito do assunto no último dia 29 de outubro, no Colégio Estadual de Jamapará, a convite da professora de Geografia daquele educandário, Ana Lúcia Cavaliéri. As pessoas presentes elogiaram muito o trabalho de conscientização feito pelo Secretário da Defesa Civil de Cantagalo. Dessa forma, através de Vera Lúcia Galhardo, moradora do Sítio Branco, que esteve presente à palestra em Jamapará, foi feito um contato com Gustavo Bard, que se dispôs a vir a Além Paraíba graciosamente. Gustavo Bard, além de Secretário de Trânsito e Defesa Civil de Cantagalo, integra o programa de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar denominado “Elos de Cidadania”. Criado em 2007, o Programa “Elos de Cidadania” é uma realização da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/SEA-RJ), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O programa conta com o apoio da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cecierj) e com o financiamento do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam-RJ). Nesses cinco anos, já foram investidos 7 milhões de reais e atendidas aproximadamente 10 mil pessoas.
O Programa “Elos de Cidadania” atua em três frentes: “Elos Formação”, um curso de Educação Ambiental dirigido a escolas públicas do Estado; “Elos Fortalecendo”, que monitora os desdobramentos do programa nas escolas já atendidas; e “Elos Enfrentamento”— em que se enquadrará a palestra da próxima quarta-feira— que leva informações para comunidades sobre prevenção e enfrentamento de problemas e questões naturais.
Autoridades alemparaibanas, empresários, moradores e demais pessoas interessadas (de Além Paraíba, Jamapará e toda a região) estão convidadas a participar da palestra, que será aberta ao público, a partir de 19 horas, na Câmara Municipal de Além Paraíba. O objetivo é ensinar às pessoas comuns a se precaverem contra deslizamentos de encostas e inundações.
O Movimento “SOS Além Paraíba”— surgido através do Facebook, depois do temporal que alagou a Vila Laroca no dia 1º de novembro— destaca a importância da participação da população nesse momento, já que a comunidade vem vivenciando com temor e expectativa a chegada das chuvas de verão: “O aprender não ocupa espaço e a solidariedade abre caminhos. Se cada um fizer sua parte, todos ganharemos. Por isso é muito importante que todos compareçam e aprendam um pouco mais sobre o que fazer para evitar novas tragédias como a que vivemos em janeiro de 2012”— frisa o “SOS Além Paraíba” em seu convite/convocação dos moradores.

 

Participe também com sua opinião.






Obs.: Seu comentário passará pela aprova&ccedção da equipe do Jornal Agora antes de ir ao ar.