Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade

Acidentes com motocicletas provocam seis mortes em menos de três meses em Além Paraíba

O acidente que aconteceu no início da noite da última sexta-feira, 16 de setembro, em frente à agência dos Correios em Além Paraíba, causando a morte do jovem Romário Silva Cesário (foto), não foi um caso isolado nas ocorrências policiais.  As estatísticas são assustadoras: em cada semana há, pelo menos, dois registros de acidente de motocicleta na cidade, em menor ou maior proporção de gravidade. Nos últimos 90 dias, os casos passaram a mais frequentes, com o registro de seis mortes e várias pessoas feridas.

(Da redação, com fotos de Cícero Cantarelli) - No dia 20 de junho, o AGORA JORNAIS ASSOCIADOS registrou a morte do motoboy Renato da Silva Souza, em acidente ocorrido próximo ao DPO de Jamapará. Três dias depois, também vítima de acidente com moto, faleceu o jovem Jesus Avelar Mariano Lacerda, de 25 anos, funcionário da Pevidro. Ele despencou em uma descida no Morro do Cipó e caiu sobre a via férrea, no Bairro da Saúde.

No dia 2 de julho, também próximo ao DPO de Jamapará, morreu o motaxista Wide Silva, de 25 anos, após colidir com sua moto contra uma viatura da Acciona, concessionária do trecho da BR 393, conhecido como “Rodovia do Aço”.

Em agosto, no dia 20, mais dois graves acidentes aconteceram, em um mesmo dia, na Vila Laroca, próximos à “Curva do Macarrão”: um atropelamento, em que foi vítima fatal a Sra. Maria Célia Nascimento Morais; e uma colisão que vitimou o jovem mototaxista João Vítor da Silva Serapião, de apenas 19 anos. A namorada do rapaz, Laís, de 14 anos, teve a perna amputada devido ao acidente.

Menos de 30 dias depois do trágico acontecimento na Vila Laroca, outro acidente envolvendo motocicleta voltou a ocorrer, no início da noite da última sexta-feira, dia 16 de setembro, desta vez na esquina dos Correios de Porto Novo. Também desta vez, mais um jovem perdeu a vida: o motociclista Romário Silva Cesário, de apenas 25 anos.

Romário conduzia sua moto, placa HFA 4188, no sentido Porto Novo à Ilha do Lazareto, quando chocou-se contra um ônibus da empresa TAP, que trafegava no sentido Vila Laroca à Ilha do Lazareto, conduzido pelo motorista José Cláudio de Oliveira. Tanto o motorista do ônibus quanto o motociclista entraram ao mesmo tempo em direção à Ilha. A colisão foi inevitável. Ambos, segundo testemunhas, estavam em velocidade compatível, porém aceleraram seus veículos já que, no mesmo momento, aproximava-se uma composição de trem da FCA. Uma fatalidade que poderia ter sido evitada se o semáforo localizado naquele entroncamento da Rua Cel. Oscar Cortes com a Avenida José Avelino de Freitas (em frente aos Correios) estivesse em funcionamento. Desde a Festa da Cidade, no início de agosto, o sinal luminoso não está funcionando— fato que vem sendo alvo de muitas críticas da população ao Departamento de Trânsito da Prefeitura de Além Paraíba.

Após a violenta colisão, Romário Silva Cesário ficou caído, agonizando, sob as rodas do ônibus. Socorrido por populares e o motorista da ambulância da Secretaria de Saúde, o rapaz foi levado para o Hospital São Salvador, onde se constatou o óbito.

“Romarinho”— como era conhecido pelos amigos— era um rapaz alegre e cheio de amor pela vida.  Praticava artes marciais, gostava de pagode— chegou a integrar o grupo “Cheio de Marra”, de Além Paraíba— e tinha muitos amigos. Era filho de Osvaldo Cesário e Penha Silva Cesário, família residente no Morro da Conceição. O sofrimento da família foi agravado ainda mais com a demora da perícia técnica que, somente 18 horas após o acidente, liberou o corpo para o velório e enterro.

ADOLESCENTE FICA GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE NA GRANJA

Um outro acidente ocorrido na Granja Três de Outubro na madrugada do último dia 10 de setembro deixou em estado gravíssimo o menor J.V.F., de 16 anos. O rapaz, que sofreu politraumatismos nas pernas, braços e face, continua internado na UTI do Hospital São Salvador, em Além Paraíba.

Segundo comentário de moradores da Granja, J.V.F. estaria guardando o veículo, quando a moto que ele conduzia colidiu, primeiramente, contra um orelhão e, em seguida, contra um poste de eletricidade existente em frente ao Ginásio de A Novidade, no bairro Granja Três de Outubro, em Além Paraíba.

Comentários

  1. Marília Rosestolato Carvalho Muniz | Além Paraíba, MG
    20/09/2011

    Possíveis causas dessas tragédias no trânsito de Além Paraíba: imprudência, imperícia e também: falta de maior fiscalização pelos órgãos competentes e SINALIZAÇÃO! É preciso que a nossa Câmara de Vereadores convoque os responsáveis pelo departamento de trânsito da Prefeitura, para que esclareçam o motivo dos semáforos existentes em Além Paraíba não estarem funcionando. Se foi gasto dinheiro público para comprá-los, não tem o menor sentido que não estejam em funcionamento protegendo vidas. Desde a festa da cidade que o sinal luminoso próximo à agência dos Correios, no Porto (onde aconteceu o acidente de sexta-feira passada) está apenas piscando. Vários outros acidentes têm sido registrados no local. Permitir essa situação perdurando por mais de 40 dias é uma total falta de responsabilidade!

  2. PAULO MATOS LUTERBACK | VOLTA REDONDA, RIO DE JANEIRO
    21/09/2011

    E UMA TREMENDA DOR PERDER UM ENTE QUERIDO E AINDA MAIS NESSAS CIRCUNSTANCIAS E PIOR AINDA E O CORPO FICAR POR 18 HORAS ESPERANDO PARA SER RESGATADO.E UMA FALTA DE RESPEITO COM A PESSOA E COM A FAMILIA. E AQUELE NEGOCIO DE SEMPRE,TA ESPERANDO A PERICIA DE LEOPOLDINA OU DE OUTRA CIDADE,ESTA NA HORA DE ALEM PARAIBA TER SEU PROPRIO INSTITUTO MEDICO LEGAL GASTA-SE DINHEIRO COM TANTAS COISAS MENORES E UMA COISA TAO IMPORTANTE COMO O IML A CIDADE NAO TEM. CADE OS POLITICOS DA CIDADE ? OUTRA COISA E ESSE SEMAFARO DE ENFEITE SO PISCANDO FOI GASTO DINHEIRO PUBLICO PARA COMPRA-LO E NAO FUNCIONA? CADE O DEPARTAMENTO DE TRANSITO DA PREFEITURA ? ELES ESTAO SEM TEMPO,DEVEM ESTAR PREOCUPADOS COM AS ELEICOES DAQUI A UM ANO. OLHO VIVO ALEMPARAIBANOS. GRANDE ABRACO.

  3. Thais | Além Paraíba , MG
    21/09/2011

    Concordo com a opinião da Marília e acrescento que infelizmente nossa cidade não tem governantes, esta entregue as baratas, pois está tem sido a postura do executivo municipal, só lamenta e não faz nada. Fica registrado meu protesto enquanto cidadã, indiguinanda com os governates locais.

  4. Carol Medeiros | Alem Paraiba, Minas Gerais
    21/09/2011

    Eu acho q aqui em Alem Paraiba esta prescisando d varrer bastante funcionario da prefeitura,o responsavel do transito esta vendo q o numero d automovel esta crescendo em nossa cidade deveria ter mais preocupaçao,ai o prefeito vai e fica arrumando praça.Olhem as vidas e deixem a diversao pra depois,vamos dar um basta nesses acidentes,arrumar o semafaro,pedir cancelas e pedir policiais para ficar mais na rua e dar bastante blitz.Obrigado.

  5. Luiz Claudio | Além Paraíba, Mi
    21/09/2011

    Importante a frisar nao é a incompetência do Setor de transito e sim da imprudência do piloto da moto e do motorista da TAP... isso sim temos q frisar...! Infelizmente houve um óbito, porém se o piloto e o motorista estivessem cumprindo as regras nao teriam se apressado para passar pela linha do trem, já que se aproximava uma composição da FCA...! Nessa hora de dor para os familiares do motociclista seria interessante nao procurarem de quem foi a culpa, mas sim começar uma campanha com os motoristas de reeducaçao no transito, pois além paraíba tem mts motoristas e motociclistas imprudentes....!

  6. guilhreme | alem paraiba, minas gerais
    21/09/2011

    respeito os comentarios aqui postados ate mesmo porque vivemos num país democratico .......em 1º lugar gostaria de deixar os meus sentimentos Á familia do motociclista ......mais o comentario do luiz claudio foi de muito mal gosto (comentario logo acima ) falar que nao foi imprudencia do setor de transito da prefeitura ja é demais entao seria imprudencia de qual secretaria ? a da saude a da educaçao talvez pq transito requer educaçao mais me responda pra que existe semaforo ? pra sinalizar ne ! e pelo que todo mundo sabe aquele ali esta so de enfeite nao funciona mesmo; ou de repente o caro amigo tem limitações visuais e tem outra se coloca no lugar da familia antes de comentar ......queria deixar claro que nao conheço a familia mais me solidarizo com o lamentavel acidente ate mesmo porque amanha pode ser um de minha familia ou um amigo . e porque tenho sentimentos .

  7. josé carlos fernandes | além paraíba, mg
    22/09/2011

    Por favor, nossos jovens estão morren ou correndo riscos nos acidentes ou nas drogas. Os idosos e as crianças também estão completamente desprotegidos. Até quando? Desculpas, explicações e discursos vazios não resolvem. As praças ficaram bonitas, só não tem ninguém que se atreva a um passeio, mas quem se atreve ir até lá pois o perigo está em cada esquina, reta, ou qualquer via de circulação de pessoas ou veículos. Com a palavra, prefeitura e comando da PM. Nós ainda acreditamos que há solução, já que estamos lidando com autoridades respeitáveis. Ou não?

  8. rafaela | alem paraiba, mg
    24/09/2011

    sinto mto mais ALem paraiba com este governo que temos daqui uns dia so ira sobra a ```TP```pois ate os governista este povo da tp vai comer,pois vamos olhar pro lado deles me aponte um motorista bomns educados nao temos so opovo do governo daqui que nao ver issim ja passou da hora de tirar esta tp daqui ne povo alemparaibano,este semafaro e um vergonha tbm,nosso prefeito so que saber de arrumar praça nao sei pra quem pois a saude estando uma merda daqui um dinha so vai ter animal em lam paraiba pois os humanos vao morrer todos vamso acorda com a tp e a area da saude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Gilvan ferreira | AlemParaiba & Mesquita, MG & RJ
    24/09/2011

    Numa cidadezinha como a nossa amada ALem PAraiba, sem duvida nenhuma que a falta de prudencia, bom senso e responsabilidade são as causas responsaveis pelos acidentes envolvendo no caso motos. Não é o sinal luminoso que evitaria. Não são problemas mecanicos nos veiculos envolvidos. É aabsurda falta de responsabilidade mesmo. Lógico que mesmo devido minha opnião, fico sensibilizado e triste, são vidas e pessoas amadas...A todos um abração....

  10. Waldenimex gadellion da silva | Moreno, Pernambuco
    27/11/2011

    E uma pena te tido tanto acidente de moto com varias mortes,em polco tempo.motoqueiros cejao mais conciente no transito respeite a todos.pois o asassino de hoje,e o morto de amanha."todos pensam em muda o mundo,mas ninguem pensa em mudar a si mesmo." voce consegue o melhor dos outros,quando da o melhor de si".......vamos viver a vida como se fosse o ultimo. Feliz quem acredita em Deus.

Participe também com sua opinião.






Obs.: Seu comentário passará pela aprova&ccedção da equipe do Jornal Agora antes de ir ao ar.