Nos dias 24 e 25 de junho, o Coletivo Cultural Gente Arteira e a União Municipal do Grêmio Estudantil do Carmo realizaram o “Arraiá São João na Praça 2022”, na cidade de Carmo/RJ. A grandiosa festa junina, que já acontece há seis anos, é sempre um evento bastante esperado pelos carmenses e moradores da região. Muita coisa boa acontece na tradicional festa junina: tem comidas típicas, brincadeiras, danças e quadrilhas.
Segundo Jorginho Tatagiba, um dos idealizadores do evento, "além de todo o caráter cultural que a festa junina possui, ela ainda é uma ótima ferramenta para unir estudantes e comunidade em prol de um objetivo comum. Pais e sociedade envolvidos nas escolas e comunidade ajudam a melhorar a educação como um todo e, por isso, quanto mais eventos que permitam essa integração e essa troca de conhecimentos, melhor."
Esse trabalho realizado pelo produtor cultural Jorginho Tatagiba e sua equipe já acontece há 6 anos. A equipe se uniu no coletivo "Gente Arteira", juntamente com a União Municipal do Grêmio Estudantil. O Coletivo Cultural "Gente Arteira" é atuante na cidade do Carmo há 10 anos e, nesse tempo, vem oferecendo diversas atividades que valorizam a arte e a cultura local, gratuitamente. Através do coletivo já foram e são realizadas oficinas de capoeira, karatê, dança, ginástica, violão, violino, cavaquinho, teclado, banda fanfarra, samba, teatro e contação de histórias. Além disso, o "Gente Arteira" mantém uma biblioteca comunitária.
Para quem não conhece, a sede da organização está localizada na Rua Senador Dantas, nº 578, no centro do município.
Recentemente, o Coletivo Gente Arteira- atuante na cidade do Carmo há 10 anos- foi contemplado em 4º lugar, pelo edital “Arraiá Cultural RJ”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa do Estado irá investir R$ 7,25 milhões na cultura fluminense, incentivando produtores culturais de festas e quadrilhas juninas. Ao todo 115 projetos estão sendo contemplados em todo o estado, dentre eles o que foi apresentado pelo Coletivo Cultural Gente Arteira, fundado e dirigido por Jorginho Tatagiba e sua equipe e produzido por Orleni Torres. O coletivo foi justamente contemplado com o seu projeto “Arraiá São João na Praça”, que- conforme já destacado mais acima nesta matéria- acontece há 6 anos em parceria com a União Municipal do Grêmio Estudantil do Carmo. O evento o “Arraiá São João na Praça, reuni as quadrilhas juninas do município: Quadrilha Os Pés de Cana; Quadrilha Cívico; Quadrilha Unidos da Asa Branca; Quadrilha Hand Carmo; Quadrilha do CIEP; Quadrilha da Terceira Idade; Quadrilha da Centro de Convivência-Saúde Mental; Quadrilha do CEPAD; Quadrilhão do UMGEC e Quadrilhão Cultural Gente Arteira.
A proposta cultural carmense foi selecionada em 4º lugar na categoria B do edital do projeto da Secretaria Estadual de Cultura, sendo a única iniciativa selecionada na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
Segundo Jorginho Tatagiba, esse projeto contemplado pelo edital da Cultura será levado a efeito em setembro deste ano, na Praça Presidente Getúlio Vargas, no centro de Carmo. A festa junina fora de época também contará com a parceria da Prefeitura Municipal da cidade.
O Coletivo Gente Arteira e o Grêmio Estudantil são representados por:
Kaio Henrique; Jhonathan Gonçalves; André Freitas; Eliziel Silva; Sidirlan Vieira; Maicon Menezes; Hiago dos Santos; Gisele Xavier; Jorge Figueira; Mariucha Muniz; Orleni Torres; Lucilia Huguenin; Leoni Muniz; Vitor Muniz; e Luiz Fernando.
(Fotos: Thiago Filgueiras)
Mín. 19° Máx. 23°