A cidade de Sapucaia/RJ está em alerta após ter sido confirmado o óbito de uma criança de oito anos de idade por febre maculosa.
A equipe de zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, esteve no município de Sapucaia/RJ, na segunda-feira, 10 de outubro.
Após uma reunião com representantes do Município de Sapucaia, Alcilea Costa Curty, coordenadora de vigilância; Marília Gabriela, supervisora da Vigilância Epidemiológica; Albert Reis, supervisor, e Eliesio Mariosa, supervisor de controle de zoonoses e vetores, houve uma investigação de foco e foi realizado procedimento de coleta de vetores em algumas localidades.
Por meio de arrasto, foram coletados carrapatos de ambientes distintos, os quais serão levados acondicionados em álcool isopropílico, para serem identificados taxonomicamente, para diagnose de riquétsias, por meio de teste PCR.
A equipe do município também colaborou no processo de coleta dos carrapatos, bem como tem traçado estratégias a serem adotadas diante da situação.
-A Prefeitura Municipal de Sapucaia solicita que a população continue se prevenindo, tomando os devidos cuidados:
- evite locais de vegetação como pastos, margens de lagos, rios e córregos;
- se possível, use roupas claras e compridas, botas, vistoriando o corpo frequentemente;
- proteja os animais de estimação, evitando que estes frequentem matas e utilizando carrapaticida, já que estes animais podem ser hospedeiros do carrapato.