A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) não recebe pacientes desde o dia 1º de dezembro de 2023, após ser interditada devido à presença de superbactéria. O caso é tido como surto de colonização.
Segundo ofício encaminhado à Prefeitura Municipal de Uberlândia, a UTI Neonatal do HC passa por surto de colonização de uma bactéria denominada Klebsiella Pneumoníase, resistente a carbapenêmicos. Diante da gravidade do quadro, foi suspenso o recebimento de novas internações no local.
Trata-se de superbactéria resistente a antibióticos, que pode causar pneumonia e que tem risco de atingir a corrente sanguínea. A contaminação pode se agravar, sobretudo em pacientes recém-nascidos, levando a sérios desdobramentos.
A UTI Neonatal do HC-UFU tem 48 leitos, desempenhando papel fundamental na região. Com o fechamento do espaço para novas internações, os pacientes estão sendo encaminhados somente para a UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia. O local, no entanto, tem apenas 44 leitos e já está operando acima da capacidade.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está em constante diálogo com o HC-UFU para tomar as providências cabíveis e normalizar a situação. No entanto, ainda não há previsão para reabertura da UTI Neonatal do HC-UFU.
Mín. 15° Máx. 30°