Além Paraíba, Volta Grande (MG) e também Sapucaia e Carmo (RJ), em nossa região de divisa mineiro-fluminense, amanheceram com uma intensa movimentação de viaturas policiais, numa megaoperação da Polícia Federal e da FICCO/MG- Força Integrada de Combate ao Crime Organizado. A ação conjunta foi com objetivo de cumprir mandados judiciais dentro do presídio de Além Paraíba e, principalmente, mandados de busca e apreensão contra vários suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas, possivelmente pessoas integrantes do crime organizado. A ação, considerada de grande sucesso, pretende, como resultado, pôr um fim ao duelo, em Além Paraíba, entre duas facções criminosas do Rio de Janeiro. Tal duelo já teria provocado mais de 20 mortes no município nos últimos três anos.
Cerca de sessenta viaturas e centenas de agentes policiais fizeram uma verdadeira varredura pelos bairros das cidades e várias prisões foram efetuadas. Também foram apreendidas armas, drogas e materiais ilícitos, além de cerca de 4O mil reais em dinheiro.
Em Além Paraíba, Carmo e Jamapará (Sapucaia), conforme informações não oficiais, foram presas trinta e cinco pessoas, dentre elas motoristas de aplicativos, mototaxistas e até mesmo um advogado. Vinte e nove suspeitos foram presos em suas residências ou nas ruas e mais seis pessoas, que já se encontravam sem liberdade no presídio de Além Paraíba, tiveram novamente sua prisão preventiva decretada. A suspeita é que esses seis presos comandavam o crime organizado por detrás das grades. Todos foram levados para Juiz De Fora e estão à disposição das autoridades na Região Integrada de Segurança Pública.
O Jornal AGORA entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Federal, sendo informado de que a acão ostensiva se trata das Operações Peloponeso I e II, que contam com a participação de 450 integrantes das polícias Civil, Federal, Militar e Penal, e ocorrem também- além das cidades já citadas anteriormente acima- em Juiz de Fora (MG), Contagem (MG) e Itaperuna (RJ).
O objetivo desta megaoperação foi cumprir mandados de prisão contra foragidos da justiça e também contra lideranças regionais de facções criminosas investigadas e envolvidas em condenações judiciais pela prática dos crimes de tráfico de drogas e integração em organização criminosa.
Foram cumpridos 105 mandados de prisão preventiva e 96 mandados de busca e apreensão nas cidades Juiz de Fora/MG, Além Paraíba/MG, Volta Grande/MG, Contagem/MG, Itaperuna/RJ, Carmo/RJ e Sapucaia/RJ, contra integrantes de facções criminosas.
Conforme a PF, um dos alvos da investigação das Operações Poloponeso I e II é o líder, no estado de Minas Gerais, de uma facção criminosa do Rio de Janeiro. A organização criminosa, no entanto, não foi revelada pela PF.
A FICCO/MG é coordenada pela Polícia Federal e composta pela Polícia Civil/MG, Polícia Militar/MG e Polícia Penal/MG.
Mín. 15° Máx. 30°