O Intercâmbio Identidade Cultural é um evento que reúne anualmente centenas de capoeiristas, agentes culturais e membros da comunidade. Ele acontecerá no dia 13 de julho de 2025 a partir das 09h na Quadra da Escola Municipal Jardim Paraíso. Seu principal intuito é valorizar e fortalecer as manifestações populares e das tradições de matriz afro-brasileira.
É nesse contexto que se realiza a promoção dos alunos participantes das oficinas regulares de capoeira e culturas populares, ministradas por Mestre Pinguim e Mestra Paula no município de Além Paraíba. Em 2025, o encontro, também conhecido como 'Batizado e Troca de Cordéis', celebra sua 20ª edição, consolidando-se como uma referência no calendário cultural local.
O projeto é uma iniciativa autônoma e de caráter voluntário, idealizado e conduzido por Mestre Pinguim e Mestra Paula, cuja atuação na comunidade tem se mantido de forma contínua desde o início dos anos 2000, com interrupção apenas durante o período da pandemia, quando as atividades foram adaptadas para o formato virtual.
Atualmente, a iniciativa atende cerca de 70 alunos, sendo estimado que, ao longo de sua trajetória, mais de 1.000 participantes já tenham sido beneficiados pelas ações desenvolvidas. Neste ano, de forma especial, além das graduações regulares, dois alunos que integram o projeto desde sua fundação receberão importantes reconhecimentos dentro da prática da capoeira.
Ulysses Guimarães será oficialmente reconhecido como Contramestre e Higor Balbino receberá o título de Professor, consolidando trajetórias construídas com dedicação, compromisso e profundo envolvimento com a cultura popular.
O Projeto Intercâmbio Identidade Cultural está sendo realizado com recursos da PNAB 2024 Secult MG - Edital 11/2024 Propostas de Mostras e Festivais e promoverá também várias atividades ao longo do mês de julho.
Páginas: https://www.identidadecultural.com.br/ - Redes Sociais @identidadecultural_
Mín. 12° Máx. 23°