Defesa Civil emitiu, nesta manhã, 14 de novembro, um comunicado informando sobre a forte onda de calor em Além Paraíba. Segundo o comunicado, ontem, 13 de novembro, às 11h41min, a sensação térmica em Além Paraíba atingiu 46,4ºC.
Ontem, 13, a temperatura chegou a 39ºC. Já hoje, pela manhã, 37 ºC, com sensação térmica de 41 ºC.
Segue, abaixo, o comunicado da Defesa Civil de Além Paraíba:
A Defesa Civil de Além Paraíba orienta a população sobre o risco de ficar exposto ao calor intenso. O período de altas temperaturas teve início. No entanto, são necessários os cuidados especiais para evitar problemas de saúde.
Onda de Calor/Temperatura Ambiente Elevada:
Faça: Use ar condicionado ou permaneça em locais com ambiente climatizado; Use ventiladores portáteis para ambientes (somente para temperaturas abaixo de 32 graus); Procure manter os ambientes com temperaturas mais baixas do que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde; Tome banho com temperatura amena; Minimize exposições diretas ao sol; Hidrate-se, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos; Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão tais como frutas e saladas; Vista roupas folgadas e de cores mais claras; Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor.
Não faça: Direcionar ventiladores portáteis para si quando a temperatura no ambiente estiver acima de 32 graus; Deixar crianças e animais sozinhos em veículos durante qualquer período de tempo; Beber álcool para manter fresco; Comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão; Vestir roupas pesadas e escuras.
Exposição a Radiação Ultravioleta: Para a prevenção não só do câncer de pele como também das outras lesões provocadas pelos raios UV é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção. É preciso incentivar o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares fator mínimo SPF 30+ a cada duas horas (mesmo em dias nublados e após nadar ou suar) durante qualquer atividade ao ar livre e evitar a exposição em horários em que os raios ultravioletas são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas. Grandes altitudes requerem cuidados extras. A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele pela luz ultravioleta. A areia branca e as superfícies pintadas de branco são refletoras dos raios solares. Portanto, nessas condições, os cuidados devem ser redobrados. Fonte: INCA/Ministério da Saúde.